História do Recanto São José

Fundada no ano de 1985, o Recanto São José, inicialmente denominado, Obra Social São José, nasceu do sonho da Superiora Geral da época para ser a Casa de Noviciado, devido a tranquilidade que o lugar oferecia e para facilitar a participação das jovens noviças nos cursos de formação em Belo Horizonte. Além da formação às noviças, desenvolviam atividades de evangelização nas famílias do bairro e ministravam catequese para crianças, preparando-as para a 1ª Comunhão. Organizaram um grupo chamado JUFRA (Juventude Franciscana).

Devido o local e o espaço ser favorável ao descanso, ao silêncio, ao estudo e à oração, a Obra começou a funcionar também como casa de Retiros e Encontros, mantendo o noviciado.

Por causa do grande fluxo de pessoas que passaram a frequentar a casa, foi necessário encontrar um outro espaço para o noviciado. Construiu-se, então uma casa no mesmo terreno para continuar favorecendo às noviças o clima necessário para atender os objetivos do noviciado.

Na primeira década do ano 2000, desenvolveu-se o projeto de ampliação das acomodações para responder á demanda.

O Recanto São José oferece infraestrutura e espaço privilegiado para ações diversificadas. A casa é muito procurada, pois as pessoas sentem-se muito à vontade, sobretudo pela acolhida, simplicidade, disponibilidade e alegria das irmãs da comunidade, que estão sempre na atitude de escuta e serviço, à exemplo de Marta e Maria.