Carisma

“Informadas pelo Espírito de Jesus Cristo” nós o seguimos na contemplaçãodo seu mistério de Cruz e de Ressurreição em “espírito de doçura, de humildade, de abnegação e de mortificação e, na alegria, anunciamos que só Ele salva. Deixamo-nos guiar pelo Espírito num caminho cotidiano de conversão evangélica, até o: “já não sou eu que vivo, pois é Cristo que vive em mim”.

Estas são as notas distintivas que caracterizam e qualificam toda a vida e as escolhas apostólicas das Irmãs Franciscanas Alcantarinas.

A identidade espiritual como a apostólica origina-se do Mistério da morte e ressurreição de Jesus Cristo e dele se nutre continuamente. Francisco encontrou Cristo e este encontro mudou profundamente a sua vida. Ele compreende que é necessário um caminho de conversão para chegar àquela plenitude de vida prometida no Evangelho.

Este caminho de conversão é, para nós Franciscanas Alcantarinas, o principal empenho da nossa vida. Com o mesmo intento do Fundador e das primeiras doze Franciscanas Alcantarinas, nos empenhamos a fazer que cada jovem conheça o fim principal para o qual Deus a criou, isto é, a própria vocação e dar a eles o quanto possível, os meios necessários para atingi-lo santamente.

Alegremente abrace, pois, toda mortificação, contradição, cruzes e percorra

com alegria o caminho do Calvário” (Pe. Vicente Gargiulo, Cart. P.2)